Se queres ser perfeito…

Um jovem pergunta a Jesus: “Que me falta ainda?” Mt 19,20. Podemos ver este jovem sob vários prismas: Será que era um jovem muito corajoso, pois face a face com o Senhor, teve a ousadia de perguntar o que ainda lhe falta? Ou talvez fosse ignorante, não imaginava a radicalidade do seguimento do Senhor? Ou ainda seria presunçoso, tendo certeza de seus méritos diante de Deus?
Podemos nos encaixar em algum destes perfis:
Sou corajoso, olho a Deus de frente, desejo enxergar meus limites para superá-los? Se você é assim ou deseja ser, é necessário se colocar diante de Deus com transparência e sede da verdade, mesmo que esta postura derrube falsas imagens que se criou de si mesmo ou que criaram para você. Somente uma alma pura e desejosa de Deus é capaz de se colocar assim diante do Senhor, sem máscaras e sem disfarces. Este é um caminho de libertação e de autoconhecimento espetacular, você se enxergará através do olhar do Senhor.
Sou ignorante das coisas de Deus, penso que a vida no Senhor é poética e romântica? Esta postura traz frustrações constantes, pois interiormente sempre se espera uma consolação, um prêmio, uma suavidade, que nunca chegam. Assim sente-se que o seguimento de Cristo é pesado demais, pois a balança, na verdade, está completamente descalibrada. Pesa-se tudo através da poesia e não da realidade. Esta atitude é alienante e afasta cada vez mais do Deus da Vida.
Sou orgulhoso e me apoio em minhas obras boas? Ilusão! Pura ilusão alguém pensar que possui algum mérito diante de Deus. Pode-se fazer todas as orações com perfeição, derramar-se na missão até o extremo, ser fiel aos mandamentos e preceitos, mas mesmo assim é preciso se colocar diante do Senhor confiando em sua Misericórdia e nunca em mim mesmo. Lembre-se de que pó você é feito e por ser assim podes falhar a todo o momento. O orgulho cega e impede de enxergar com verdade a si mesmo, aos outros e a Deus.
Depois disto, pode- se ouvir Jesus dizer: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me.”
O que você possui? Muitos bens materiais? Ilusões? Certezas sobre si e sobre tudo? Muitos afetos? Variadas riquezas interiores? O que importa é que só podemos seguir o Senhor após abandonarmos aquilo que nos prende. Que o Senhor nos revele nossas cadeias e Ele mesmo nos fortaleça para nos libertarmos e voarmos livres rumo ao céu.