Discipulado, uma experiência de amor
Jesus formava seus discípulos através de um contínuo discipulado. Ele dava àqueles que chamava, a experiência do amor de Deus que lhes conferia profundo sentido de vida.
A pedagogia formativa de Jesus é o chamado. No discipulado Ele ensina especialmente através de seus gestos. Podemos até dizer que para Jesus, formar e amar são sinônimos: nosso Mestre forma seus discípulos amando e ama formando. Seu amor é profundamente terno, pessoal, intenso e imerecido.
O autêntico valor formativo do amor está em ser essencialmente desinteressado. O amor, por sua própria natureza é um dar-se gratuitamente. Se recebemos algo tendo que retribuir a quem quer que seja, falta-nos a experiência da gratuidade que conduz ao verdadeiro amor e não há nada mais essencial no relacionamento entre Jesus e seus discípulos do que esta experiência. Desta maneira, aqueles que seguem o Senhor são conduzidos à mais autêntica e originária vocação do ser humano – o amor. São Bernardo de Claraval, um grande santo do século XII, soube encontrar esta vocação e de maneira muito bela assim se expressou:
“Amo porque amo, amo para amar”
“O amor subsiste por si mesmo, agrada por si mesmo e por causa de si mesmo. Ele próprio é para si mesmo o mérito e o prêmio. O amor não busca outro motivo nem outro fruto fora de si; o seu fruto consiste na sua prática. ”
“Entre todas as moções, sentimentos e afetos da alma, o amor é o único em que a criatura pode corresponder ao Criador, se não em igual medida, ao menos de modo semelhante. ”
O amor é a identidade de todo ser humano, é a vontade de Deus, é a vida verdadeira. Ao amor todo o coração se inclina, toda alma é atraída. O trabalho formativo de Jesus, fruto de um autêntico relacionamento de amor, restaura a imagem e semelhança com o Criador, regenera a identidade de filho de Deus.
Deixemo-nos moldar por Jesus! Permitamos que seu olhar nos penetre, aprendamos com Ele a amar! Temos sede de vida plena? Aprendamos a amar! Buscamos a verdade? Aprendamos a amar! Desejamos relacionamentos sinceros? Aprendamos a amar! O discipulado de Jesus é uma autêntica experiência de amor! Você quer segui-lo?