Sempre aprendiz
Quisera sempre ter um espírito de aprendiz. Ter a curiosidade das crianças, mas também dar a mesma credibilidade que elas dão as informações recebidas. Muitas vezes somos curiosos, mas não damos crédito ao que ouvimos, principalmente quando o que ouvimos não nos agrada em algum aspecto.
Certo dia, meus filhos vieram até mim para tentar me convencer a comprar um grill para a cozinha. Eles me falaram sobre todas as vantagens e benefícios do aparelho como se já o tivessem experimentado. Perguntei a eles aonde tinham visto aquele aparelho e eles me disseram que era em um canal de vendas da TV. Ri muito, pedi para que eles repetissem as características do grill e prometi pensar no assunto da compra. Depois fiquei pensando como as crianças dão credibilidade ao que ouvem. Como elas têm o espírito simples, pequeno, um espírito de aprendiz.
Também quero ser criança diante de Deus. Quero dar credibilidade total a Palavra de Deus. Mergulhar em seus mistérios sem restrições ou temores. Mas vira e mexe, teimamos em saber algo a mais… Teimamos em saber sobre o melhor para nós mesmos, para os outros e à vezes até para o mundo inteiro. Teimamos em questionar as orientações do Evangelho e da Igreja… Teimamos e sempre que teimamos, “quebramos a cara”.
Deus é mistério e assim será. Nossa postura deve ser de quem deseja tocar neste Mistério, com a consciência de nunca poder absorvê-Lo todo, com a reverência de quem tem sempre o que receber. Postura dócil, humilde, pequena.
Neste desejo de sermos instruídos por Deus, peçamos:
“Fala Senhor.
Fala comigo através de sua Santa Palavra, através da sua Santa Igreja.
Fala aos meus ouvidos.
Sua Palavra é suave.
Lâmpada para os meus pés.
Luz para o meu caminho.
Vida para minha alma.
Não quero mais me desviar de seus estatutos.
Quero viver debaixo de sua Lei.
Sua Lei é o amor.
Sua Lei é a misericórdia.
Sua Lei é a loucura da Cruz.
Fala comigo, Senhor.
Quero te ouvir como aprendiz.
Quero acreditar em tudo que me dizes.
Quero docilmente me submeter aos teus planos de amor para minha vida.
Que sua Palavra seja a minha vida.
Dizes e eu faço.
Desejas e logo já sou.
Amém”