8º Dia
23 de março de 2017
10º Dia
26 de março de 2017

9º Dia

Uma das salas onde se realiza o projeto Claretiano Solidário

No dia 23 de março, recebemos o seguinte relato de Ammá Ludmila:

“Hoje viajamos cedo para Muiane, onde os claretianos tem uma paróquia sob o patrocínio de São Pedro Claver. Esta localidade fica a 58 km de Gilé. Apesar de não ser tão distante, o acesso é bastante difícil devido à condição das estradas. Além disso, há dois anos, caiu uma ponte que ficava sobre o rio que divide duas localidades: Monéia e Muiane. Desta forma, é preciso parar o carro, atravessar de canoa e seguir adiante com alguém que nos busque na outra margem. Assim, fizemos. Este é o cotidiano das pessoas que vivem ali. As canoas, fabricadas pela própria comunidade local, tem capacidade para atravessar até motocicletas.

Na Comunidade há 2 padres indianos. Há também uma casa de irmãs claretianas. Uma delas, Ir. Imaculada, é responsável pelo projeto claretiano solidário.

A missão, assim como em Gilé, é como um oásis. Emana vida e dá esperança às pessoas.

Esta localidade também foi edificada pelos padres Deonianos e deixada por eles no tempo da guerra civil. Assumida pelos claretianos cerca de 20 anos depois, foi encontrada praticamente em ruínas. Um grande trabalho de restauração foi realizado. Lá ainda não chega energia elétrica. Mas há um gerador que é ligado ao anoitecer.

Na viagem de volta, vimos uma cena bonita. Um grupo de pessoas muito humildes, com seus terços no pescoço, voltavam de uma visita. Atravessaram o rio para visitar um irmão doente. Como disse Pe. Janivaldo, ‘isto é a Igreja viva, conduzida pelo Espírito Santo’.”

Abaixo, seguem os registros de imagens feitos por ela.

 

Rodrigo Serva Maciel
Rodrigo Serva Maciel
Fundador da Comunidade Católica Árvore da Vida

Os comentários estão encerrados.