Missão Josefina Bakhita

É costume em nossa comunidade na Noite de Natal fazermos em clima de oração um sorteio dentre vários santos e santas, de qual deles será o padroeiro anual de cada membro da CCAV. No Natal de 2013 nosso Fundador recebeu dessa forma Santa Josefina Bakhita, uma santa africana, como sua padroeira de 2014.

No dia 08 de fevereiro de 2014, dia de Santa Bakhita, nosso Fundador foi convidado a um encontro com o provincial da Ordem Carmelita – província de Olinda -, responsável pelo Carmelo de Matola, no Moçambique, encontro este realizado em Belo Horizonte. Nesse mesmo dia, nosso Fundador recebeu o convite para uma visita missionária da CCAV em solo africano, com perspectivas de continuidade do trabalho.

Foi uma grande emoção para nosso Fundador que, por volta dos 6 anos de idade, assistira na TV uma imagem de uma mãe desnutrida tentando amamentar seu filho, que morria em seus braços. Era uma mãe moçambicana assolada pela pobreza gerada pela guerra civil. Essa imagem ficou gravada em seu coração e mente e, depois do seu encontro pessoal com Jesus Cristo, acendeu-se uma chama missionária em seu peito desejando um dia, se Deus concedesse, chegar àquelas terras para evangelizar.

No dia 19 de junho do mesmo ano, Rodrigo e sua esposa Anajúlia, Ludmila e Regiane, consagrados da CCAV, partiram para a África para viverem uma inesquecível experiência missionária. Foram 3 semanas de mergulho na missão junto aos carmelitas, tempo também utilizado para contato com o Arcebispo de Maputo e planejamento com o Carmelo do Moçambique sobre uma possível fixação da CCAV em Matola.

Apesar de não haver possibilidade de concretização imediata da missão na África, a chama manteve-se viva no coração de nosso Fundador e de alguns membros da comunidade. Assim, a partir de um contato entre a CCAV e o Provincial dos Claretianos no Brasil em fins de 2016, percebeu-se uma grande abertura para um trabalho missionário conjunto no Moçambique, dessa vez na diocese de Gurúè, distrito de Gilé, província de Zambézia.

Finalmente, a 13 de março de 2017, partiu para Gilé Ludmila Rocha Dorella, consagrada, celibatária e Ammá da CCAV, com o intuito de servir ao Senhor junto aos missionários claretianos e, se for da vontade de Deus, estabelecer as bases para uma nova fundação da CCAV: o mosteiro Josefina Bakhita.

Entreguemos a Deus esse empreendimento e todo o trabalho missionário da CCAV na África.

Santa Josefina Bakhita, rogai por nós!