68º Dia
23 de maio de 201770º Dia
24 de maio de 2017
Domingo, 21 de maio.
Relato de Ammá Ludmila:
“Sábado à noite um senhor chegou à missão Claretiana para pedir ajuda a ajuda dos padres, pois seu irmão havia falecido no hospital e era preciso levar o corpo para Monéia. Contratar um carro para fazer este serviço é dispendioso e muitas vezes as famílias não tem condições de pagar. Saímos pela manhã. Pe. Roni visitaria uma comunidade e eu ficaria na Vila para participar da celebração e conhecer o grupo da Infância Missionária da Paróquia. Chegamos ao hospital e encontramos muitas pessoas à espera do carro. Os funcionários do hospital abriram o necrotério e trouxeram o corpo em uma padiola, coberto por um lençol e colocaram na carroceria da caminhonete. Foi uma cena digna de muita compaixão. O lençol do hospital foi tirado, os familiares cobriram o corpo com uma capulana e o transportaram para uma esteira que haviam colocado no carro. Depois o cobriram com a mesma esteira. Muitas pessoas subiram no carro para acompanhar o corpo até Monéia. Chegando na igreja, tiraram o defunto envolto na esteira, o colocaram no chão e vieram muitas pessoas chorando. Trouxeram uma maca emprestada do Centro de Saúde e o levaram para a casa da família. Os missionários costumam prestar serviços como este muito frequentemente.
Rezemos pelas famílias enlutadas.
Rezemos para que familiares e falecidos sejam tratados com misericórdia.”
“Em cada domingo, todas as comunidades paroquiais celebrar a Palavra com distribuição da Eucaristia. Foi a primeira vez que participei. Muito louvável a dedicação e o zelo da Comunidade.”
-
-
Leitura do Evangelho.
-
-
O Muholy, que é o pai da comunidade, preside a celebração. À sua direita, a encarregada da eucaristia e à esquerda, o animador da Palavra. Duas jovens servem como acólitas.
“Após a celebração, as crianças (especialmente as que não estão na catequese) se reúnem com os monitores da Infância e Adolescência Missionária.
-
-
Ensaio para a missa das crianças que será celebrada dia 1 de junho.
-
-
-
-
-
Tive a oportunidade de ensinar muitas músicas para as crianças. Saímos da sala e nos reunimos à sombra de um cajueiro. Foi uma grande alegria.
“Na Paróquia há anualmente um concurso bíblico criado pelo pároco para estimular a leitura da Palavra de Deus. A primeira fase é uma disputa entre as comunidades de uma mesma zona. A segunda fase é entre as zonas. São feitas perguntas aos grupos sobre um livro da Bíblia que é previamente anunciado para que todos possam estudar. Neste ano o concurso é sobre o Evangelho de Lucas. Ganha o prêmio o grupo que responde corretamente o maior número de perguntas. Após partilhar o almoço com os jovens da paróquia, nos reunimos para estudar um pouco.”
Fundador da Comunidade Católica Árvore da Vida