
China
Longa disputa fronteiriça entre China e Índia ganha novo capítulo com estrada que chineses estão construindo na região montanhosa. No meio do imbróglio está o Butão. Pequim está intensificando suas advertências às tropas indianas para deixar uma região contestada no alto do Himalaia, perto da tríplice fronteira entre China, Índia e Butão. O ministro chinês da Defesa, Ren Guoqiang, afirmou nesta quinta-feira (03/08) que as Forças Armadas de seu país estão mostrando a “maior boa vontade” e um “alto nível de contenção”.
A Índia deveria “desistir da ilusão de sua tática de adiamento” e não subestimar a “firmeza e a capacidade” da China de defender a sua soberania nacional e seus interesses, declarou Ren.
Nas últimas semanas, tropas chinesas e indianas têm se encarado perto de um vale controlado pela China e que separa a Índia do Butão, um estreito aliado indiano. Esse vale permite à China o acesso ao chamado “Pescoço de Frango”, uma estreita faixa de terra que conecta a Índia às suas regiões mais remotas a nordeste. As autoridades chinesas afirmam que as ações do lado indiano violam um acordo de fronteira fechado em 1890 entre a China e o Reino Unido, de quem a Índia foi colônia até 1947.
Fonte: http://www.opovo.com.br/noticias/mundo/dw/2017/08/estrada-no-himalaia-coloca-china-e-india-a-beira-de-conflito.html