E o que isso significa para nós?
A Árvore da Vida é a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, e nos sentimos impulsionados por Deus a levá-la a todos os lugares onde Deus nos enviar. E levar a Cruz é levar o sinal da Salvação; é levar a maior prova do Amor de Deus por nós; é levar, enfim, a verdadeira vida aos lugares onde a morte ainda está presente.
Como “Árvore da Vida”, nos sentimos não somente imbuídos do espírito missionário, mas também sedentos de viver de tal modo que a nossa vida seja um sinal escatológico para todos aqueles que encontrarmos. Por isso cremos que o dom Árvore da Vida nos concede uma vivência de forma a sermos nós mesmos “Árvores da Vida” para todas as pessoas, a fim de que:
- Em nós, encontrem fraterna hospitalidade que proteja das tempestades do mundo, assim como os passarinhos se abrigam nos galhos das árvores;
- Através do nosso testemunho, sintam-se impulsionados a buscar a vida eterna, pois, como toda árvore, nossa vida deve apontar para o céu;
- De nós, possam colher verdadeiros frutos de vida e santidade, da mesma forma que as árvores oferecem seus frutos a qualquer um que a ela se achegar;
- Assim, entendemos que o Carisma recebido de Deus nos leva não a um serviço, mas a uma vivência que transborda numa ardorosa missão.
- Sendo “Árvore da Vida”, queremos colaborar com a obra salvífica de Cristo para que o “ar do mundo seja renovado”.
Assim como toda árvore, crescemos a cada minuto em direção à fonte de luz, nos inclinando para ela. Toda nossa existência é voltada para Jesus, Senhor perante o qual dobramos nossa alma. Somos percorridos pela seiva do Espírito Santo, que nos alimenta inteiramente. Levamos para o alto o clamor da terra e recebemos do alto, do Espírito Santo, o nosso sustento.
Há ainda um outro aspecto das árvores que muito nos admira: mesmo quando morrem, podem oferecer sua madeira para aquecer um pequenino em meio ao frio!
Ser Árvore da Vida é estar disposto a fazer a oferta total de si mesmo a Deus e a cada homem.