Índia
Aquecimento global deve aumentar número de suicídios na Índia. Secas estão levando fazendeiros endividados a se matarem e tendência é que problema piore, aponta estudo.
Quando o marido de Rani morreu ao beber um pesticida, ele deixou a família pendurada em dívidas. Mas mesmo que pudesse pagar os empréstimos, Rani diz que seus dias de fazendeira estão acabados.
Os especialistas afirmam que os estudos devem provocar alarme, especialmente com as previsões de que as temperaturas médias na Índia vão se elevar em mais 3 graus Celsius até 2050. E isso deverá trazer um clima mais errático, com mais secas e tempestades mais intensas.
Tudo que afeta a estabilidade ocupacional vai afetar a saúde mental dos fazendeiros. A agricultura sempre foi considerada uma profissão de alto risco, e uma única colheita prejudicada por levar alguns fazendeiros ao desespero. E com a agricultura sustentando mais da metade dos 1,3 bilhão de indianos, os fazendeiros há muito são vistos como o coração e a alma do país.
“Estimo que a tendência de temperaturas mais quentes nas últimas três décadas já tenha sido responsável por mais de 59 mil suicídios em toda Índia”, diz Carleton, que estuda agricultura e recursos econômicos na Universidade da Califórnia.