O Espírito Santo: impulsionador da missão

“É por isso sem dúvida que o Espírito Santo, antes do nascimento de Jesus, ditou essa oração profética: Atraí-me, corramos.” (Santa Teresinha)

A vida humana não é uma vida puramente natural. Temos uma alma espiritual que nos faz tender para Deus, para o Amor, para o Absoluto. A partir do batismo, o cristão é mergulhado em Deus e se torna morada do Espírito. A efusão do Espírito através dos sacramentos e reavivada por uma oração fervorosa move a vida cristã e a torna cada dia mais fecunda.

O Espírito Santo é o dom pleno do amor derramado sobre a vida dos crentes. É Ele quem nos unge como ungiu Jesus e nos envia assim como a Jesus.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.” Lucas 4, 18

Esta citação do profeta Isaías cumpriu-se na vida de Jesus e se cumpre na vida de cada um de nós, cristãos. Como sabemos, o cristão é outro Cristo e, portanto, é também ungido pelo Espírito.

O Espírito do Senhor está sobre TI, porque TE ungiu; e enviou-TE para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. Você precisa ter certeza disso: o Espirito Santo está sobre você. Como uma diz uma música muito antiga: ‘Ele está em você, o Espírito Santo se move em você’.

É muito importante recordarmos sempre da experiência dos apóstolos na Igreja primitiva a fim de sermos iluminados em nossa experiência cristã. Aquele fogo de amor que veio sobre eles em Pentecostes os acompanhou até o último dia de suas vidas e os impulsionou de forma tão surpreendente que fez com que o anúncio do Evangelho de Jesus chegasse em lugares totalmente impensados. Impulsionados pelo Espírito, anunciaram a Palavra a milhares e corações que se converteram ao fazerem a experiência com Jesus Vivo; impulsionados pelo Espírito curaram cegos e coxos, ressuscitaram mortos, louvaram a Deus diante das perseguições, foram libertos e não tiveram medo; viajaram de uma cidade a outra animando os irmãos e seguindo adiante com muita alegria; eram pobres, dividiam o que tinham, dependiam de Deus e confiavam. As comunidades iam se formado ao redor desta experiência com Jesus Ressuscitado, fruto da ação do Espírito Santo. Não havia estrutura, não havia patrimônio, nem muitas regras haviam, já que o Mestre deixara como plenitude das regras o amor, mas havia entusiasmo missionário. Não era empolgação superficial. Era impulso do Espírito.

Esta experiência não pode ficar no passado. O Espírito que habitava o interior de Pedro e Paulo e os movia é o mesmo que habita em você. E Ele deseja se mover em você, ou melhor falando, Ele quer mover você para levar adiante a experiência de Jesus Vivo. Onde Jesus (que significa Deus salva) está presente, Ele está salvando, agindo, realizando seus feitos, expandindo o Reino de Deus.

O Espírito Santo está sobre ti! É preciso que creias! Deixa Paulo dizer a ti como disse a Timóteo: “eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste”! (II Tm 11, 6).

Como já dissemos, sem amor Jesus, não há missão. Mas igualmente verdade é que sem o Espírito Santo não há missão. Ele é o amor do Pai e do Filho, Ele é a alma da Igreja.

Suplica hoje a Jesus juntamente com seus irmãos a graça de uma nova efusão do Espírito Santo. Não deixe só o formador rezando sozinho! Você quer esta graça na sua vida? Quer transformar esta graça na vida da comunidade? Então rezemos juntos e com fervor!

compartilhar

Ludmila Rocha Dorella

Responsável geral da comunidade. Consagrada da comunidade de vida e celibatária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *