Na Terça-feira Santa, Ammá Ludmila fez o relato que se segue, em palavras e imagens.
“Terça, 11 de abril. Além do que já disse sobre o contato com o Bispo, fiz algumas visitas muito valiosas:
Lar dos Estudantes de Gurúè. É uma instituição do governo que abriga 140 jovens de diversos lugares do país que deixaram suas comunidades para estudar na cidade. Além da escola secundária, há o Centro Polivalente Leão Dehon fruto de longos anos de presença dos missionários dehonianos que oferece diversos cursos profissionalizantes e uma extensão da Universidade católica Moçambicana.
O maior desafio deste lar é a falta de água. À medida em que a cidade foi crescendo, a água já não tinha pressão suficiente para chegar ao Lar. As torneiras foram sendo sucateadas ao longo dos anos e retiradas para que não fossem roubadas. Tentou-se furar poços, mas sem êxito. Até o momento, o governo não apresentou solução. Cada jovem e funcionário deve ter seus baldes para buscar água a uma distância considerável. Se quiser buscar mais perto, encontra água em um poço particular e para 3,00MT por balde. Uma realidade muito desafiadora à qual já estão bem acostumados…
CENTRO POLIVALENTE JOÃO DEHON
-
-
Casa das Virgens Consagradas. Lar de crianças órfãs. Esta visita me deixou muito, muito emocionada. Três consagradas e sete formandas cuidam de 45 crianças órfãs. Haviam bebês, crianças pequenas e adolescentes que cresceram ali. A casa começou a acolher as primeiras crianças em 1999 e hoje já colhe os frutos: Jovens casadas, trabalhando dignamente que cresceram no amor e hoje podem conduzir sozinhas suas vidas.
-
-
Refeitório
-
-
-
Banheiro
-
-
Quarto para 16 crianças

Capela das irmãs. Uma delas testemunhou: “Fazemos adoração às 4:30h enquanto as crianças ainda dormem. Depois que começa o dia é difícil parar. Mas quando vamos à missa, umas cuidam das outras. É difícil reconhecer quais são os irmãos de sangue. Aqui é a casa delas!”

Este bebê tem apenas alguns dias de vida. A mãe morreu no parto. Esta tia esta está no lar aprendendo a cuidar da criança. Pode ser que ela volte para casa com a tia. O bebê precisa de leite em pó que custa 235MT cada lata que dura apenas 5 dias. As irmãs não têm verbas. Contam com a Providência de Deus. Eu tinha comigo um dinheiro doado por uma benfeitora do Brasil e ofereci para o leite deste bebê. A irmã recebeu o dinheiro agradecida e disse: “Esta criança tem sorte!”.
-
-
-
-
Prefiro misericórdia!!! Lema das irmãs.
LAR DOS ESTUDANTES DE GURÚÈ
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Tanques que eram utilizados quando havia água disponível
-