100 RAZÕES PARA SEGUIR A JESUS – JOSUÉ

100 RAZÕES PARA SEGUIR A JESUS – UM CONTRAPONTO AOS QUE DIZEM: SEM RAZÕES PARA SEGUIR A JESUS

Josué, filho de Nun, traz no nome sua vocação: Yeshua, o mesmo nome de Jesus, que significa “Deus salva”. Assim, foi escolhido por Deus para ser manifestação da salvação de Israel, seu povo. Discípulo de Moisés, formado por ele, verá seu mentor partir sobre o monte Nebo para introduzir Israel na Terra Prometida.
Podemos dizer que sua formação começou com a vitória sobre os amalecitas. Enquanto Moisés orava sobre a montanha, Deus dava a vitória na guerra sob as mãos de Josué. Muito se destaca nesse momento a intercessão de Moisés, mas não se pode esquecer aquele que enfrentou o inimigo face a face. A palavra diz que Josué obedeceu a Moisés e foi combater o inimigo, de forma destemida.
Desejando mostrar a seu discípulo, porém, o segredo da vitória e a fonte de vida, Moisés em outro momento subirá o monte na companhia de Josué, para introduzi-lo nos mistérios divinos.  E assim o levava constantemente ao interior da tenda de reunião. Se Moisés saía de lá com o rosto resplandecente, de Josué se diz que “não se apartava do interior da tenda” (Ex 33,11).
Coube a Josué a exploração da Terra Prometida, junto com 11 outros exploradores, prefiguração dos apóstolos. Entretanto, apenas Josué e Caleb voltaram da exploração com a fé de que conseguiriam conquistar Canaã. Por essa razão o Senhor o separou para entrar na terra.
Em um momento escolhido pelo Senhor e por ordem dele, Moisés lhe imporá as mãos e o sacerdote Eleazar o ungirá para que ele conduza o povo dali em diante. Pronto! Está feita a transmissão da autoridade divina e selada a escolha de Deus para com Josué. A partir daí, especialmente após a partida de Moisés, Josué será verdadeiro chefe. Não apenas conduzirá Israel com segurança à Canaã, mas a conquistará pelo louvor (cerco de Jericó) e pela luta.
Seu último feito é a assembleia de Siquém, em que professará que ele e sua casa servirão ao Senhor como único Deus, levando Israel a renunciar a toda idolatria e tomar o mesmo caminho. Depois desse evento, marco para Israel recém-chegado à Terra Prometida, Josué se encontra com Deus.

Da vida de Josué extraímos mais três razões para seguir Jesus:

  • Deus já te escolheu e te chamou pelo seu nome. Você sabe o que ele significa? Recebido no Batismo, está escrito por toda a eternidade no Coração de Deus. Viva sua vida correspondendo a ele!
  • Descobrimos nossa vocação e nosso chamado a seguir Jesus pela oração, mas também nas lutas da vida. Se rezares descobrirás infinitas razões para seguir Jesus. Se lutares contra o inimigo, livrarás sua vida das desculpas que dás para não segui-Lo ou para desistir da caminhada.
  • Você deve seguir Jesus porque essa graça lhe foi transmitida por intermédio de alguém que veio antes de ti e foi canal de Deus para que você assumisse sua missão e chamado. Não desperdice o bem que lhe fizeram e corresponda à graça que lhe foi dada!
compartilhar

Rodrigo Serva Maciel

Fundador da Comunidade Católica Árvore da Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *